A ARTE DA LANÇA DE EMEI

Curso de Combate com Lança pelo Método da Montanha de Emei com Jerônimo Marana

Aprenda na prática com um manual de lança secular da dinastia Qing!

Diversas montanhas na China foram responsáveis pelo desenvolvimento de correntes da filosofia e das artes marciais. Algumas das montanhas mais famosas são Wudang Shan, Song Shan, Jiuha Shan, Kulun Shan, Guanghua Shan, Zhongnan Shan, Wutai Shan, Tai Shan e Emei Shan.

Na montanha Tai Shan, ou monte Tai se desenvolveu a filosofia confucionista. Nos montes Wutai e Song (onde se encontra o Templo Shaolin), floresceu a filosofia budista. Junto com as montanhas Wudang, Kulun, Guanghua e Zhongnan, a montanha Emei, na província de Sichuan, é uma das montanhas conhecidas pelo desenvolvimento da filosofia taoísta.

Durante a dinastia Qing da China (1644-1911), Cheng Zhen Ru viajou para a montanha Emei para aprender a arte da lança com o monge Pu En. Após dois anos cortando lenha para o monge Pu En, Cheng e um monge itinerante vindo de Jingjiang foram autorizados a aprender seu método de lança.

Tendo conhecido vários outros métodos de lança, como a lança de bambu da família Sha e a lança Seis Harmonias da família Ma, Cheng concluiu que o método de Pu En era superior a todos os outros. Então, Cheng escreveu um manual para as gerações posteriores e nomeou o método como A Arte da Lança de Emei, em homenagem ao seu mestre.

O método da lança de Emei não possui uma forma (taolu) e consiste de 18 técnicas ofensivas e 12 defensivas, que funcionam contra a lança e várias outras armas. Embora os movimentos sejam divididos em ofensivos e defensivos, todos fundem defesa e ataque num só movimento.

Muitos outros métodos da época eram de lança longa, que varia de 3,5 a 6 metros, sendo adequadas para campo aberto, porém inadequadas para lugares estreitos. A lança de Emei é uma lança curta, provavelmente por volta de 2 metros, que pode ser empregada tanto em terrenos abertos quanto estreitos, sendo vantajosa em ambos.

Veja abaixo o método da lança de Emei em ação!

A lança de Emei sobreviveu até os dias atuais através do manual Emei Qiang Fa, escrito por Cheng Zhen Ru na dinastia Qing.

Jerônimo Marana é um dos poucos no mundo a estudar o manual e colocar o sistema em prática!

QUER LEVAR O CURSO PARA A SUA ACADEMIA?

Envie um email para contato@jeronimomarana.com e agende sua data!

CADASTRE-SE PARA FICAR SABENDO DOS

PRÓXIMOS CURSOS

Para participar dos próximos cursos inscreva seu email no

formulário abaixo e fique por dentro da agenda!

privacy Sua privacidade está protegida, não faremos spam.

Para quem

O workshop foi projetado para mestres, professores, instrutores, atletas, praticantes e alunos de kung fu tradicional que queiram se aprofundar e aprimorar no estudo das armas.

Atletas de taolu podem desenvolver muito a sua técnica ao compreender como as armas realmente funcionam em combate. Da mesma forma, atletas de sanda também podem melhorar suas táticas e técnicas de combate ao compreender o combate com lança.

Não é necessário ter experiência prévia com lança ou com outras armas e o curso é destinado tanto para alunos iniciantes, quanto para avançados. Alunos iniciantes e inexperientes geralmente tem mais facilidade  de aprender a lança de Emei do que alunos avançados. Entretanto, para participar é necessário ter idade mínima de 15 anos.

Por que aprender a lança de Emei?

O ensino de armas nas artes marciais chinesas em todo o mundo tem sido focado nas formas e aplicações. Embora isso tenha o seu valor, outro lado do desenvolvimento tem sido deixado de lado.

Para aprender de fato como funcionam as técnicas presentes nas formas e aplicações, é preciso submetê-las a situações imprevisíveis. Somente na imprevisibilidade do combate é que o praticante descobre se suas técnicas de armas realmente funcionam.

Dessa forma ele é capaz de desenvolver a rápida tomada de decisão, a capacidade de reagir adequadamente de acordo com a situação e, assim, sua autoexpressão na modalidade.

Por que iniciar o ensino das

artes marciais pela lança?

Na China se diz que as técnicas de punho tem sua origem nas técnicas de lança. É dada essa êstilos como o xingyiquan e bajiquan. Existe ainda um ditado na China que diz que "a lança é o rei de todas as armas" ou "a lança é o dragão das armas".

A lança é uma arma muito versátil e objetiva. Quem combate com uma lança em mãos tem uma grande vantagem. Aqueles que experimentam lutar contra a lança descobrem o quanto essa arma é imprevisível e perigosa.

Portanto, a lança é a porta para o aprendizado de outras armas. O aprendizado da lança pelo método de ensino do professor Jerônimo Marana é muito fácil e intuitivo. Assim, aprender o combate com lança desde o início faz com que todo o aprendizado de artes marciais faça mais sentido.

O que você vai aprender

Além dos 13 capítulos do manual de Cheng Zhen Ru, você aprenderá na prática o método inovador de treino e ensino utilizado pelo professor Jerônimo Marana que ensina rapidamente a arte da lança!

Os 13 Capítulos

1.Capítulo do Domínio da Mente

2.Capítulo do Domínio do Corpo

3.Capítulo da Calma

4.Capítulo dos Movimentos

5.Capítulo do Ataque e Defesa

6.Capítulo do Reconhecimento Situacional

7.Capítulo do Terreno e Posição

8.Capítulo das Abstinências

9.Capítulo das Técnicas Defensivas

10.Capítulo das Técnicas de Estocada

11.Capítulo da Vitória Sobre Diversas Armas

12.Capítulo das Técnicas do Corpo e das Mãos

13.Capítulo dos Fundamentos

CADASTRE-SE AGORA E PARTICIPE!

privacy Sua privacidade está protegida, não faremos spam.

Ou entre em contato através do email contato@jeronimomarana.com

e leve o curso para a sua escola!

Sobre Jerônimo Marana

Fui, como atleta da seleção brasileira de wushu, medalha de bronze no campeonato mundial de 2009 (Toronto, Canadá), 5° lugar no mundial de 2011 (Ankara, Turquia) e medalha de bronze no SportAccord Combat Games em 2010 (Pequim, China).
Atleta, praticante e professor de sanda, hapkido, kung fu tradicional e lao qigong.
8° nível de sanda - professor 3° duan pela CBKW (Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu).
Autor do blog jeronimomarana.com e universidadedaespada.com. Formado em Educação Física pela UNICAMP.